Você Sabe Como Surgiram os Cofres? | PM Cofres
Telefones Comerciais
11 3984 - 3207
Suporte Técnico
11 95888 - 9277

Blog

Tudo sobre cofres

Você Sabe Como Surgiram os Cofres?

Postado em 5 de dezembro de 2016

Os cofres se tornaram necessários na história da humanidade desde que apareceram os primeiros objetos de valor. Entenda como “objeto de valor” qualquer coisa que precisa ser guardada e protegida!

Atualmente, podemos fazer uma lista interessante de bens e documentos que precisam ser preservados. Por isso, os cofres abrigam dinheiro, joias, documentos de Estado, projetos de engenharia ultrassecretos, registros de posses e aplicações, armas de fogo, peças raras e até cartas especiais!

Os cofres nasceram junto com o segredo e o valor e, como o ser humano se aprimorou na arte de produzir informações e de gerar riquezas, estas estruturas de segurança se tornaram indispensáveis.

A História dos Cofres

cofresOs primeiros cofres surgiram no Egito Antigo, junto com a riqueza. Naquele tempo, os cofres tinham basicamente dois formatos: de pirâmide e de baú. Densos e pesados, não eram rompidos facilmente.

Como o formato de pirâmide era muito delimitado ao Egito, o baú passou a ser utilizado como modelo de cofre universal por muitos anos, alguns feitos de madeiras nobres e outros forjados em metal, ambos abertos e fechados com chave.

Os clássicos cofres de baú estiveram nos navios de piratas, lotados de moedas de ouro, mas também foram usados em igrejas antigas, castelos e feudos. Os cofres de baú ficaram famosos por causa das histórias e lendas dos ladrões dos mares, que levavam grandes quantias de dinheiro, saqueadas de navios ingleses, holandeses, português e espanhóis entre os séculos 16 e 17.

Este tipo de cofre baú tinha apenas uma única chave e era feito com a união de madeira nobre e peças de aço, ambos resistentes à maresia, já que o mar era a única rota comercial percorrida pelos europeus interessados em fazer transações rentáveis com as Índias e a China.

O Cofre Após a Pirataria

A pirataria foi se tornando uma atividade criminosa menos regular a partir do século 18, porém o modelo de cofre baú já havia se estabelecido no mundo e funcionava bem. A partir do século 19, novas tecnologias foram empregadas no desenvolvimento de cofres, que passaram a ser mais modernos, com sistemas mecânicos de senhas numéricas, de 0 até 99; e estrutura robusta, que não permitia arrombamento.

A partir do século 20, os cofres ficaram ainda mais tecnológicos e passaram a ser construídos com estrutura mais moderna, com qualidades diferentes. Nesta lista estão:

  • Cofres portáteis;
  • Cofres biométricos, que só abrem com a digital;
  • Cofres digitais, que precisam de senhas inteligentes e que podem ser substituídas sempre que necessário;
  • Cofres protegidos contra incêndios;
  • Cofres feitos sob medida e personalizados.

PM Cofres

A PM Cofres oferece as melhores opções de cofres do mercado. Nosso objetivo é garantir aos nossos clientes produtos de máxima segurança e confiabilidade. Fale com a nossa equipe de atendimento e solicite mais informações sobre o modelo de cofre que você precisa!