Os cofres se tornaram necessários na história da humanidade desde que apareceram os primeiros objetos de valor. Entenda como “objeto de valor” qualquer coisa que precisa ser guardada e protegida!
Atualmente, podemos fazer uma lista interessante de bens e documentos que precisam ser preservados. Por isso, os cofres abrigam dinheiro, joias, documentos de Estado, projetos de engenharia ultrassecretos, registros de posses e aplicações, armas de fogo, peças raras e até cartas especiais!
Os cofres nasceram junto com o segredo e o valor e, como o ser humano se aprimorou na arte de produzir informações e de gerar riquezas, estas estruturas de segurança se tornaram indispensáveis.
A História dos Cofres
Os primeiros cofres surgiram no Egito Antigo, junto com a riqueza. Naquele tempo, os cofres tinham basicamente dois formatos: de pirâmide e de baú. Densos e pesados, não eram rompidos facilmente.
Como o formato de pirâmide era muito delimitado ao Egito, o baú passou a ser utilizado como modelo de cofre universal por muitos anos, alguns feitos de madeiras nobres e outros forjados em metal, ambos abertos e fechados com chave.
Os clássicos cofres de baú estiveram nos navios de piratas, lotados de moedas de ouro, mas também foram usados em igrejas antigas, castelos e feudos. Os cofres de baú ficaram famosos por causa das histórias e lendas dos ladrões dos mares, que levavam grandes quantias de dinheiro, saqueadas de navios ingleses, holandeses, português e espanhóis entre os séculos 16 e 17.
Este tipo de cofre baú tinha apenas uma única chave e era feito com a união de madeira nobre e peças de aço, ambos resistentes à maresia, já que o mar era a única rota comercial percorrida pelos europeus interessados em fazer transações rentáveis com as Índias e a China.
O Cofre Após a Pirataria
A pirataria foi se tornando uma atividade criminosa menos regular a partir do século 18, porém o modelo de cofre baú já havia se estabelecido no mundo e funcionava bem. A partir do século 19, novas tecnologias foram empregadas no desenvolvimento de cofres, que passaram a ser mais modernos, com sistemas mecânicos de senhas numéricas, de 0 até 99; e estrutura robusta, que não permitia arrombamento.
A partir do século 20, os cofres ficaram ainda mais tecnológicos e passaram a ser construídos com estrutura mais moderna, com qualidades diferentes. Nesta lista estão:
- Cofres portáteis;
- Cofres biométricos, que só abrem com a digital;
- Cofres digitais, que precisam de senhas inteligentes e que podem ser substituídas sempre que necessário;
- Cofres protegidos contra incêndios;
- Cofres feitos sob medida e personalizados.
PM Cofres
A PM Cofres oferece as melhores opções de cofres do mercado. Nosso objetivo é garantir aos nossos clientes produtos de máxima segurança e confiabilidade. Fale com a nossa equipe de atendimento e solicite mais informações sobre o modelo de cofre que você precisa!