Em geral, cofres são caixas metálicas feitas para ser invioláveis, com travas que só podem ser abertas por quem tem o segredo, ou senha, da fechadura. Desde a construção da sala que abriga a caixa-forte até os sistemas de segurança que a cercam, tudo pode ser configurado de acordo com a necessidade do dono. Cofres de grande porte são, inclusive, feitos sob encomenda. Para você entender como esse tipo de cofre funciona, deve-se começar com os primeiros cofres que guardavam reservas financeiras de grandes bancos. Estruturas desse calibre têm construção reforçada e vários níveis de segurança, com sistemas de detecção de invasores e diferentes tipos de alarme.
O que existe no interior dos cofres mais seguros do mundo pode variar muito. Desde barras de ouro e joias valiosas até documentos confidenciais e objetos de valor sentimental dividem espaço nessas verdadeiras obras da engenharia moderna, criadas com o intuito de guardar bens e riquezas, colocando-os a salvo da crescente violência que invade as nossas cidades.

Há também os cofres digitais, que são modernos e de máxima segurança. Eles são de grande utilidade para aqueles que querem um local seguro e próximo. Esses cofres podem ser deixados em casa e até mesmo na empresa onde se trabalha. Para seu mecanismo de abertura e fechamento são usadas senhas digitais, que podem ser alteradas conforme a vontade do proprietário.