A Origem do Cofre de Porquinho | PM Cofres
11 3984 - 3207
Suporte Técnico
11 96054 - 9535

Blog

Tudo sobre cofres

A Origem do Cofre de Porquinho

Postado em 11 de fevereiro de 2015

15_26_07_992_file[1]

O famoso cofre de porquinho, sem dúvida, foi o primeiro meio que muita gente utilizou para guardar dinheiro. É um costume ensinado desde que somos crianças, poupar as moedinhas num cofre residencial, mas alguém já se perguntou: Como surgiu o cofre em forma de porquinho?

Esta é uma curiosidade comum, afinal o que um porco tem a ver com dinheiro? Existem algumas histórias envolvendo este “mistério”. Aqui vão algumas das versões mais populares:

A teoria da multiplicação

porco01Esta teoria é bastante conhecida e tem os créditos do engenheiro francês Sebastian la Pestre, que determinou, devido a reprodução acelerada do animal e grande quantidade de procriação que o porco era um símbolo da multiplicação.

De acordo com Petre, em dez anos uma leitoa chega a produzir seis milhões de filhotes. O intuito de ter um cofre é poupar dinheiro, portanto, nada melhor do que guardá-lo num objeto com todo este significado.

Seria ótimo se cada moeda depositada num cofrinho se multiplicasse na mesma proporção que os porcos, não é mesmo?

Confusão medieval

Outra teoria forte vem da Inglaterra do século XVI. Nesta época, os utensílios domésticos que europeus mais desprovidos utilizavam não eram feitos de metal, devido o custo do material, e sim de uma espécie de argila vermelha chamada de pygg clay, ou pygg. Neste período as pessoas já usavam cofres, mas eram potes feitos desta argila em eles guardavam seu dinheiro, com o tempo estes potes passaram a ser chamados de pygg banks.

De acordo com histórias, um artesão que não conhecia o objeto recebeu uma encomenda de um pygg bank e, por desconhecer o assunto, ele produziu um cofre no formato de um porco, que é “pig” em inglês, ou seja, um ceramista criou o primeiro cofrinho de porco devido uma confusão de palavras.

Tradição

Mais versão da criação do cofre é devido à tradição chinesa. Segundo o calendário chinês, o porco é conhecido por ser um símbolo de fartura então, seguindo esta crença, criaram um cofrinho de argila no formato de um porco para trazer riqueza e prosperidade ao lar dos chineses.

 

A Evolução do Objeto

488-1Qualquer que seja a verdadeira história do cofre de porquinho, o fato é que este objeto sofreu muitas evoluções.

Hoje em dia até mesmo o cofre mais comum já possui novas tecnologias.

É o caso dos cofres da PM Cofres, como o cofre digital, que possui até mesmo fechadura eletrônica e leitor biométrico, além dos nossos cofres desenvolvidos para fins específicos, como os cofres para armas, ou sob encomenda.

Independente do desenvolvimento deste equipamento, guardar os seus bens em cofres ainda é considerado um dos meios mais seguros de proteção aos seus pertences. Aqui na PM Cofres você encontra diversos modelos para que você possa encontrar o que melhor atende às duas necessidades.